Ninguém casa para se separar, mas às vezes, a vida em comum torna-se impossível. É sempre um projeto de vida que não deu certo e isto traz inúmeras incertezas e frustrações. Por mais que as pessoas queiram se divorciar, elas se sentem perdidas em algum momento. Por isto, fiz uma lista de 10 coisas que você precisa saber antes de se separar:

1- Seu/sua ex não serão mais seu par, mas vocês continuam sendo pais dos seus filhos. O que acaba é o casal conjugal, mas o casal parental (de pais) continua. Não existe ex-filho e nem ex-pais. Aprenda a separar.

2- Não fale mal do seu/sua ex para seus filhos. Filhos são 50% cada um, isto dói e machuca. Quando você critica o outro, pelo filho gostar, isto gera uma lacuna nele.

3- Defina bem detalhadamente o período de convivência. Isto facilita a vida dos pais e dos filhos, e ainda, previne brigas futuras. Quanto mais detalhado dia, horários, atividades, locomoção, melhor para todos.

4- Pague uma pensão justa para seus filhos. Você não sustenta a mãe com uma pensão que não cobre nem os seus 50% de responsabilidade. Calcule as despesas individuais dele e também da casa em que ele mora dividida pelo número de habitantes. Pai e mãe são responsáveis pelo sustento, na proporção de sua renda.

5- Tirar foto a cada 15 dias para postar na rede social, não é conviver com os filhos. Conviver é dar amor, presença, educação, orientação, participar. Devemos ser presente, e não apenas, parecer estar presente.

6- Seu/sua ex não precisam virar seu inimigo. Apenas vocês não deram certo e cada um deve trabalhar suas mágoas e ressentimentos.

7- Quando arrumar um novo(a) namorado(a), não tente substituir seu/sua ex. Relacionamentos posteriores só dão certo, quando os anteriores são honrados, respeitados e bem-resolvidos. Não precisa acabar com a imagem da/do ex para agradar a/o atual. Além de feio, demonstra quem você é.

8- Todo casamento termina: ou pela separação, ou pela morte.

9- O processo judicial é mais desgastante, demorado, custoso e danoso. A melhor solução é um acordo humanizado. Porém, um acordo mal feito, pode gerar futuramente processos. Portanto, às vezes, o processo é necessário. Consulte sempre um advogado para analisar seu caso.

10- Todo fim é um novo começo e uma nova chance de ser feliz. Ressignifique o término! Vai ser feliz! Se abre para novas histórias e solte o passado.